sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Escoamento Poll no Afeganistão


A Comissão Eleitoral Independente do Afeganistão anunciou nesta terça-feira, que irá realizar um segundo turno enquete sobre o 07 de novembro de 2009. Esta decisão surge na sequência das investigações que foram conduzidas pela Comissão das Nações Unidas Reclamações Eleitoral, devido a acusações de fraude. A comissão exigiu que várias cédulas que foram expressos na pesquisa 20 de agosto ser desconsiderada, como quase 1/3rd dos votos foram fraudulentos. Isso trouxe a quota de votação de Karzai abaixo da marca exigida de 50%. Noor Mohammad Noor, um porta-voz da IEC, afirmou: "A eleição vai para segundo turno em 7 de novembro. O motivo foi votação de Karzai foi 49,67 e não pôde chegar acima de 50 por cento."

Ambos, Abdullah Abdullah, o ex-chanceler e candidato presidencial e Hamid Karzai, o presidente em exercício acordaram para o escoamento de voto. Em uma conferência de imprensa realizada em Cabul, Karzai, confirmando o fato de que escoamentos seria realizada, disse, "Acreditamos que esta decisão da CEI é legítima, legal e constitucional e que fortalece o caminho para a democracia." Ao anunciar sua participação no segundo turno, Abdullah disse: "Estamos completamente pronto para o segundo turno na data que foi anunciada."

O Secretário-Geral, Ban Ki-moon foi no registro dizendo que será um grande desafio, para garantir que as eleições são realizadas uma segunda vez, sem a fraude mesmo que invalidou o primeiro turno de votação.

A decisão afirmativa foi anunciada por Karzai após um dia inteiro de palestras com John Kerry, o senador dos EUA que é o presidente do Senado dos Estados Unidos Comissão de Relações Exteriores. Presença dos EUA e seu intenso lobby para o presidente em exercício destaca o fato de que pode haver um aumento da pressão do seu lado para garantir a estabilidade política no Afeganistão para assegurar que o Talibã não subir novamente.

A realização de eleições no inverno vem com maior risco, onde a segurança está em causa. Transporte de eleitores e cédulas será um grande desafio. Também haverá necessidade de mais tropas para proteger as pessoas contra o Talibã, que marcada a última eleição, com uma onda de ataques. O Taliban anunciou também que terá como alvo os eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário